fbpx

Trabalhar a Resiliência no Aikido

Resiliência

2. [Figurado]  Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.
“resiliência”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/resili%C3%AAncia [consultado em 02-01-2021].

Ser resiliente é uma qualidade que todos podemos desenvolver e tornar mais forte. A expressão tem origem no latim resiliens (re- “voltar, para trás” + salire “saltar, pular” ) e é utilizada hoje em dia no sentido figurativo, ou na física no seu sentido das propriedades dos materiais.

O esquema abaixo ilustra o que necessitamos para atingir um maior resiliência. No eixo horizontal estão representadas as nossas capacidades, conhecimentos, habilidades. No eixo vertical o que nos é solicitado e a pressão que isso nos coloca para responder.

Aikido e Resiliência

O Aikido é a meu ver uma prática que permite trabalhar e desenvolver a resiliência. Vou explicar o porquê desta minha opinião.

Aikido – arte de origem japonesa que utiliza técnicas de defesa pessoal com base no principio da não violência e não agressão.

Aprender a aceitar a rejeição ou o “não”

Na prática diária do Aikido somos levados a reflectir qual o pensamento que associamos a determinada ação. Ao invés de pensamentos negativos, como não sou capaz, não consigo, etc., aprendemos a aceitar a “nega” como um “não custa tentar mais uma vez”. Um bloqueio a um movimento é convite a procurar um caminho alternativo, uma dor no corpo a fazer um rolamento um sinal que é preciso melhorar a técnica.

Novas técnicas / destrezas / conhecimentos

Resiliência é como vimos sobre re-erguer. A aprendizagem no Aikido é feita recorrendo ao método de tentativa/erro. Aprendemos com os próprios erros, falhando sucessivamente, mas sempre retomando e persistindo. O conceito das “quedas” no Aikido são a definição por excelência do aprender a re-erguer constantemente. A necessidade de aprender e aperfeiçoar é uma constante, pois sabe-se que o corpo vai mudando, os parceiros também, e cada movimento tem infindáveis interpretações possíveis.

Fazer face a situações desconfortáveis

Aprendemos a ficar confortáveis com o desconfortável. Sendo uma arte que possui uma liberdade grande nas definições dos seus movimentos, as possibilidades e combinações entre movimentos são quase infinitas. O encontro com o novo, não-familiar, torna-se quase constante. O praticante é habituado a enfrentar situações não familiares e desconfortáveis de forma constante. Pelo Aikido é incentivado a tornar-se um ser mais elástico e flexível.

Cuidar do seu bem-estar

A prática regular leva-nos a tomar consciência do que é necessário para estarmos com energia. Aprendemos que há dias em que nos sentimos melhor e outros nem por isso, que o que fazemos no trabalho se reflecte no Aikido, que o que fazemos se reflecte nas relações, que está tudo interligado. Esta tomada de consciência permite antecipar períodos (ou ciclos) que sabemos serão mais difíceis, e para os quais precisamos de energia extra. Saber como recuperar esta energia é um conhecimento essencial para retomar a ação. Cada um tem a sua forma e é necessário respeitar essas diferenças (introvertidos / extrovertidos).

Pensamento Positivo

O momento presente é essencial para quem pratica uma arte de defesa pessoal, é no instante presente que é preciso agir. O corpo e a mente são treinados para agirem dessa forma. Agir no aqui e agora de forma positiva e construtiva é a forma do Aikido.

As reflexões são localizadas, isto é, em determinada situação é preciso pensar em nós, e em como podemos alterar o que está a acontecer. Evita-se a comparação com os outros, pois esta comparação só gera sentimentos negativos e bloqueia o encontrar da nossa solução.

Mudar a forma como se designam as situações

Os termos utilizados no Aikido devido às suas características particulares, da não-violência e da necessária não competição, descrevem situações de potencial colaboração, e não de negação.

  • o adversário => é o parceiro,
  • a falha => é um obstáculo ou uma aprendizagem que é necessário colmatar,
  • a dificuldade => é uma adversidade ou desafio,

Pensamentos como “Isto é difícil, não vou conseguir” são transformados em “Vou concentrar-me no que eu consigo controlar!”.

Aikido é uma Ferramenta

O Aikido é uma ferramenta extraordinária para desenvolver esta qualidade, tudo na sua prática leva os praticantes nesse sentido. Para aproveitar ao máximo basta estar atento a si mesmo, e seguir o caminho proposto de aumentar o autoconhecimento, respeitando as diferenças entre cada Ser com que contactamos.

Quer aproveitar e melhorar ou aumentar o seu nível de resiliência?

Faça como no Aikido e pense:

  • O que poderia ter feito de forma diferente?
  • Como lidei com a situação?
  • Mantive uma atitude positiva?

Leave a Comment